- Redator Ibx
Abriu um negócio? Saiba se seu investimento foi o melhor!
Atualizado: 29 de Jan de 2019
Seu grande sonho de empreender foi realizado e seu negócio está rodando a todo vapor nas fases iniciais! É exatamente neste momento, o "início", que você deve começar a se atentar para identificar se o seu investimento foi a melhor opção.
Apenas no início? Claro que não! A seguir mostraremos 2 métodos que podem ser utilizados a qualquer momento, que vão identificar se o seu negócio é de sucesso.

Para identificar se a sua decisão de abrir um negócio foi a melhor, podemos utilizar dois métodos de análise simples de serem compreendidos: o benchmarking e o custo de oportunidade.
1 - Benchmarking
Já ouviu falar disso? Esta ação, cada vez mais em voga no cenário empresarial, é essencial para conhecer as melhores práticas adotadas por seus concorrentes. Ela se trata de um processo de pesquisa que vai fornecer ao empreendedor uma visão das melhores práticas e metodologias utilizadas por empresas parceiras ou mesmo pelas concorrentes.
Esse estudo te fornece uma base para que você compare seu negócio e entenda de forma ampla se o seu serviço é bom comparado aos seus rivais.
A ideia de se realizar esta ação é dar ao empreendedor uma "visão macro" do mercado, não olhando apenas para os números que sua empresa produz.
A rentabilidade do seu negócio é positiva, mas e seus concorrentes? Parecem progredir mais que você? O serviço deles apresenta diferenciais frente ao seu?
O Benchmarking é baseado nesta comparação, que é utilizada principalmente para obter pontos de referência para que se possa enxergar seu posicionamento frente ao mercado.

2 - Custos de Oportunidade
Onde você investiria seu dinheiro, tempo e esforços se optasse por não abrir seu negócio? Teria um retorno melhor do que tem hoje? Estes são os questionamentos principais a se fazer quando se fala em custos de oportunidade.
Você com certeza já se deparou com uma escolha desse tipo na sua vida.
Pense nessa situação: você dispõe de pouco dinheiro e tem a opção de fazer hora extra no serviço ou não. Se optar por fazer a hora extra, vai perder a chance de ir para casa mais cedo e relaxar, e optando por não fazer a hora extra, perderá a renda extra que você precisa.
O mesmo pode ser pensado para o seu negócio. Você tem um emprego que não gosta, mas rende bastante dinheiro. Vale a pena arriscar na abertura do negócio dos seus sonhos? Um investimento financeiro poderia te render uma boa renda com menos riscos?
Mas não observe apenas se o seu negócio teria uma rentabilidade maior.
Sabemos que gostar realmente do que faz é imprescindível para o sucesso de um negócio, então observe bem se há alguma atividade a qual você se dedicaria mais do que sua ocupação atual. Se houver, ela pode ser o seu negócio ideal.

Ao fazer dessas análises parte de seu cotidiano como empreendedor, será possível ter uma visão muito mais crítica sobre o investimento de seus esforços, tanto profissional quanto pessoalmente.
Você pode aplicar esses conhecimentos agora e entender como se sente em relação à sua decisão. Por meio deles você vai poder ter respostas para perguntas como:
> A rentabilidade do meu negócio faz sentido se comparada ao mercado?
> Entrego o melhor serviço possível aos meus clientes?
> Tenho a opção de investir meu dinheiro em algo mais lucrativo?
> Faço realmente o que gosto, ou direciono meu tempo para outra coisa?
Com simples mudanças no mindset e eventuais questionamentos, você pode transformar o seu negócio!
Decidiu seu negócio ideal? Veja aqui um artigo sobre como estudar sobre como administrar seu empreendimento por meio de métricas.
Wesley Calazans
Gerente de Projetos da Ibmex