• Valentina Aleixo

A importância do controle financeiro para a sua empresa






Você sabe como anda a saúde financeira da sua empresa?


Muitos negócios ainda não se atentam sobre a importância da gestão financeira para o desempenho empresarial. Em tempos de grande concorrência entre os mercados, ter um planejamento financeiro é de suma importância para o acompanhamento da lucratividade de uma empresa e também para auxiliar na tomada de decisões ao expandir seu negócio.


Qual a vantagem de ter um bom controle financeiro na sua empresa?


Quando se tem um planejamento financeiro bem estruturado, contendo todas as particularidades do negócio, assim como um sistema completo de registro sobre as movimentações financeiras, o empreendedor conseguirá acompanhar como estão as transações e, consequentemente, isso possibilitará uma melhor tomada de decisões.


Como podemos organizar este controle financeiro?


Primeiramente, deve-se manter um controle de estoque eficaz. É importante compreender a sazonalidade dos produtos vendidos, especialmente nos empreendimentos do varejo. Se por um lado o excesso de estoques é ruim, pois, na prática, significa dinheiro parado, a falta de estoques também é prejudicial, uma vez que pode dificultar a relação da empresa com o consumidor. Isso porque, a perda de oportunidade de venda, além de gerar um prejuízo financeiro ao empreendimento, pode dificultar a fidelização com o demandante, pelo motivo dele ter que recorrer a outro negócio, já que não encontrou o produto desejado.


Além do controle de estoques, também é essencial acompanhar o fluxo de caixa da empresa, isso porque, ele auxilia diretamente o gestor no controle financeiro do negócio como um todo. Com essa ferramenta, fica mais fácil acompanhar, de forma minuciosa, as diversas movimentações de valores na empresa, a partir das entradas e saídas de capital. Esse instrumento proporciona diversas vantagens, como:


Controle de caixa


O primeiro benefício está atrelado ao controle das finanças em sua organização. Ao trabalhar com cuidado todas as receitas e despesas de acordo com quesitos como categoria e data das movimentações, se torna mais fácil visualizar com nitidez todas as operações que ocorreram em um determinado período.


Agilidade no processo decisório


Como consequência, ao saber a origem das operações financeiras e ter uma noção mais precisa de como o dinheiro está sendo gasto, chega-se ao segundo benefício: auxílio na tomada de decisões. As variadas informações fornecidas pelo fluxo de caixa podem ser utilizadas para identificar e analisar quais fontes de receita estão trazendo rentabilidade ao negócio e influenciar ações estratégicas de marketing para aproveitar esses insights. É possível ainda descobrir gastos desnecessários ou superestimados que podem ser efetivamente reduzidos sem prejudicar as rotinas empresariais. A economia gerada vai se transformar em capital extra, que pode ser aplicado em áreas carentes da companhia.


Planejamento financeiro


Quando os gestores passam a conhecer com mais precisão todas as operações financeiras mensais, é possível utilizar esses dados como base para a realização de projeções. Assim, a empresa consegue traçar metas mais factíveis, estruturando o processo de crescimento. Com relação às despesas, o fluxo de caixa proporciona que a companhia verifique se terá fundos suficientes para cumprir os compromissos firmados durante o período mensal. De modo geral, esse procedimento é feito mensalmente e, no momento da avaliação final, temos o balanço anual.


Este planejamento pode ser alinhado a relatórios financeiros. Os relatórios são documentos que informam como está a saúde financeira de sua empresa. Por meio deles, é possível verificar o balanço patrimonial, o fluxo de caixa e a demonstração de resultados. A DRE (Demonstração do resultado do exercício), por exemplo, confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional do empreendimento.



Portanto, o controle financeiro é de suma importância para o sucesso da sua empresa. Para entender um pouco mais sobre esse planejamento e a aplicação dessa metodologia na prática, a Ibmex oferece os produtos de Planejamento e Diagnóstico Financeiro para garantia de melhores resultados. Entre em contato conosco!