• Redator Ibx

A importância de adotar a Análise Pest

A análise pest, é uma ferramenta muita utilizada diante as empresas, que foi criada pelo professor de Harvard Francis Aguilar, voltada para planejamento estratégico e gestão empresarial, o que possibilita ter uma visão detalhada do ambiente externo dos negócios.


Figura 1 – Fonte: https://www.coladaweb.com/administracao/analise-pest


Atualmente, sabe-se que o mundo é extremamente volátil e incerto, capaz de sofrer mudanças a qualquer tempo e espaço. Dessa forma, a análise pest é uma técnica para que o gestor tenha uma maior previsibilidade dos eventos que ocorrem, que podem ou não impactar o seu negócio.


A análise pest, permite analisar as alterações no mercado, que visa alertar as oportunidades e também as ameaças, para que assim a gestão busque adequações em favor do empreendimento, logo, utilizar a análise pest é com certeza um diferencial para sua empresa competir no mercado que é tão competitivo e que é extremamente volátil.


O significado de “Pest”, é o acrônimo político, econômico, sociocultural e tecnológico. Que segundo a qual, esses quatro fatores foram determinados os mais importantes e que podem impactar diretamente o seu negócio tanto pelo lado negativo quanto pelo lado positivo.

O fator político, é fundamental para essa análise, pois um país instável politicamente, com insegurança jurídica, com leis abusivas e com histórico de corrupção, irá impactar imediatamente o seu negócio. Refere-se também, ao grau de intervenção do governo na economia, por exemplo, na questão dos impostos. Exemplos de perguntas:


  • Quando será a próxima eleição municipal, estadual ou nacional? Como isso pode afetar o governo ou a política regional?

  • Qual é a situação política do país e como isso pode afetar o setor?

  • Quem são os candidatos mais prováveis para o poder? Quais são os pontos de vista sobre a política comercial e sobre outras políticas que afetam sua organização?


O fator econômico, é essencial, pois trata-se de assuntos como: renda, desemprego, inflação, câmbio, moeda, taxa de juros e etc. O que influência diretamente ao fator sociocultural, que são os consumidores. Exemplos de pergunta:


  • Como está a economia atual: crescendo, estagnado ou declinando?

  • As taxas de câmbio estão estáveis ou tendem a variar significativamente?

  • O nível de renda dos clientes está subindo ou diminuindo? Como isso provavelmente mudará nos próximos anos?

  • Qual é a taxa de desemprego? Será fácil construir uma força de trabalho qualificada? Ou será caro contratar mão de obra qualificada? Nesse caso, como fica o planejamento do orçamento de RH?


O fator sociocultural, diz respeito aos aspectos culturais e demográficos da sociedade que formam o macroambiente da organização, por exemplo, consciência de saúde, educação, escolaridade, distribuição etária, taxa de crescimento populacional e outros. Exemplos de pergunta:


  • Qual é a taxa de crescimento da população e qual é perfil de idade? Como isso impactará o negócio?

  • As mudanças geracionais na atitude afetarão os serviços/produtos que sua empresa oferece?

  • As tendências do mercado de trabalho e atitudes em relação ao trabalho são diferentes para diferentes faixas etárias? Como isso afeta o negócio?


A tecnologia, é um fator crucial para o sucesso ou não de uma empresa, porque a tecnologia afeta todos os mercados, pois reinventa com novas soluções para os problemas, através da inovação e automação, o que faz surgir e excluir diferentes mercados, o que torna tudo mais propicio a mudanças. Exemplos de pergunta:


  • Existem novas tecnologias que sua empresa poderia utilizar? Algum software para automatizar gestão orçamentária, de processos, projetos etc.?

  • Existem novas tecnologias que podem afetar radicalmente seu trabalho ou sua indústria?

  • Seus concorrentes têm acesso às novas tecnologias que podem redefinir seus produtos?



Figura 2 – Fonte: https://ufabcjr.com.br/analise-pest-saiba-o-que-e-e-como-fazer/


Portanto, adotar a analise pest é essencial para garantir uma eficiente estratégia de crescimento positivo da empresa, através de boas oportunidades, mas também não sofrer com os fatores ambientais. Realizar de forma minuciosa essa análise irá fazer com que sua empresa tenha bons resultados a curto, médio e longo prazo. Afinal, “O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair” Bill Gates.



Autor: Camila Martins, graduanda de Direito pelo IBMEC e consultora de vendas na IBMEX.

Referências: https://ufabcjr.com.br/analise-pest-saiba-o-que-e-e-como-fazer/ O que é e como fazer ANÁLISE PEST? Tutorial completo com exemplos!


https://www.youtube.com/watch?v=lLvzrYf8xvU