• Redator Ibx

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE TEMPO PARA A FILOSOFIA DE TRABALHO NAS EMPRESAS

Organização, OKR’s, Estratégias de Marketing e Comunicação, Reuniões, Happy Hour... Quando se olha para o ambiente de pequenas/grandes empresas ou start-ups, é possível observar essas metodologias que deixam o ambiente de trabalho mais leve e flexível. Porém, dentre todos esses parâmetros observados, existe aquele que é o centro de todos esses que foram citados: Gestão de Tempo.

Ter um limite de tempo inserido no cronograma de um dia de trabalho é um excelente modo de formar profissionais ágeis, proativos e que vivem totalmente fora da zona de conforto. Além disso, a estimativa de minutos/horas estabelecidas pra cada evento/tarefa eleva o nível de performance e produtividade da companhia que adota esse método.


Imagem 1 – Fonte: https://blog.grupostarinfo.com.br/a-importancia-da-gestao-do-tempo-nas-empresas/


COMO CRIAR UMA GESTÃO DE TEMPO?


Em algumas situações, pode-se comparar a nossa rotina diária com um antigo quadro do Domingão do Faustão: o “Se Vira Nos 30”. Nesse quadro, uma pessoa tinha que mostrar para o público que poderia usar seu talento para fazer algo que tinha proficiência e facilidade em 30 segundos. Porém, imagina que bagunça seria o ambiente de uma empresa que utilizasse o “Se Vira Nos 30” como metodologia de Gestão de Tempo! Os resultados seriam pouco satisfatórios, as tarefas seriam realizadas com pressa e, consequentemente, não atingiriam os OKR’s estimados pelos gerentes.



Imagem 2 – Fonte: https://www.queromaisdicas.com.br/como-participar-do-se-vira-nos-30-do-domingao-do-faustao-e-concorra-a-15-mil-reais/


É pra isso que existem algumas formas efetivas de construir uma Gestão de Tempo prática e flexível para serem inseridas na cartilha de uma organização. Confira alguns exemplos, que foram apurados no blog da Mereo, empresa que tem por objetivo impulsionar pessoas e organizações para atingirem seus melhores resultados:


> Planejamento: É necessário ter ciência daquilo que precisa ser feito e qual a estimativa de tempo entre uma tarefa e outra. Para isso, é preciso organizar as atividades em ordem de importância, colocando em prioridade as atividades mais urgentes e estabelecendo um certo tempo para concluí-las.

> Checklists: É muito comum ouvir essa palavra no campo da Aviação, podendo-se criar uma analogia com a Gestão de Tempo nas organizações. Antes do avião decolar, o comandante e o primeiro-oficial fazem o takeoff checklist (checagens para decolar), que são vários itens e medidas de segurança conferidos para acionarem os motores, colocarem potência máxima e alcançarem os céus em poucos minutos. No pouso, é feito o approach checklist (checagens de aproximação e pouso), medidas importantes tomadas pelos tripulantes para aterrissarem em segurança.

E qual a relação disso com a Gestão de Tempo de uma empresa? Certo. Para uma empresa decolar, alcançar excelentes resultados e terem sucesso em uma boa aterrissagem no mercado, é necessário a realização de checklists, no intuito de marcar todas as tarefas que serão realizadas e as que já foram executadas, dando muito mais controle sobre por onde começar e onde terminar o dia de trabalho.

> Utilização de Ferramentas: Agenda, planner,post-it, calendário, Trello, Google Now, WunderList. Esses são alguns exemplos de ferramentas de anotações manuais e virtuais que, com a possibilidade de deixar por escrito as tarefas com as suas respectivas datas e horários, constrói um cronograma organizado, sem deixar uma tarefa passar batido. Além disso, é possível observar acompanhar o andamento de cada atividade.

Deadlines: Bastante utilizado no meio jornalístico, esse termo define o prazo em que uma tarefa deve ser entregue. A ciência diz que o cérebro funciona melhor sob pressão. Dessa forma, quando é determinado um tempo-limite para a entrega de uma atividade, o profissional se sente motivado e pré-disposto a realizá-la da melhor forma possível. Além disso, pode-se controlar o tempo que se gasta executando uma ação, podendo-se analisar o tempo que foi procrastinado e construir ajustes para tornar o profissional ser o mais produtivo possível.


Imagem 3 – Fonte: https://iev.com.br/conteudo/gestao-empresarial/gestao-de-tempo-nas-empresas/


GESTÃO DE TEMPO E SAÚDE:

Evitando estresses, fadigas, síndrome do burnout, mal humor e ansiedade, a Gestão de Tempo tem um papel fundamental na saúde e na sanidade mental de um indivíduo. A má organização entre tempo/tarefa pode criar um senso de procrastinação, além de deixar a mente confusa e desorganizada. O resultado disso pode ser danoso para a vida do profissional e consequentemente, pode afetar a rotatividade a as metas estabelecidas por uma empresa.



Imagem 4 – Fonte: https://blog.contratanet.com.br/administracao-do-tempo-nas-empresas/


CONFIRA AGORA 8 BENEFÍCIOS DE UMA GESTÃO DE TEMPO EFICAZ E FLEXÍVEL, DE ACORDO COM O BLOG DA MEREO:

· A produtividade é maior dia de trabalho;

· Os problemas e a pressão diminuem;

· Aumento do tempo de horas livres;

· Menor chance de trabalho dobrado;

· Diminuição do estresse e ansiedade;

· Mais eficiência e motivação para executar tarefas;

· Menos chances para imprevistos e surpresas;

· É desenvolvida uma disciplina de pontualidade.


CONTRAPONTO - 5 LADRÕES DO TEMPO QUE PODEM AFETAR ESSES 8 BENEFÍCIOS, SEGUNDO A MEREO:

· Procrastinação;

· Vício em conferir o celular;

· Realização de tarefas simultâneas;

· Falta de autonomia dos colaboradores;

· Planejar demais o futuro e esquecer as ações do presente.


Imagem 5 – Fonte: https://mereo.com/blog/gestao-do-tempo-e-produtividade/


CONCLUSÃO - TER CONTROLE SOBRE O TEMPO É ESSENCIAL!

Não deixar a vida ser um “Se Vira nos 30”. Esse é o objetivo. Sabe-se que o tempo é muito curto e que a vida é um sopro. Porém, enquanto temos respiração e olhos atentos para aquilo que se passa ao nosso redor, é preciso ter um controle sobre o tempo, para não deixarmos tudo para a última hora e fazermos tudo “pelos cocos”.

Planejamento e organização são essenciais para formar pessoas de sucesso, que visam o crescimento, que querem ir mais longe na vida. Pense numa empresa com profissionais que adotam essa mentalidade. O resultado será sempre o melhor possível! Pra isso, eis aqui a Gestão de Tempo, preparando profissionais motivados a decolar, a adotar procedimentos adequados para a saúde e benefício de cada um dos colegas e a aterrissar em segurança no “Aeroporto do Sucesso”.



Imagem 6 – Fonte: https://negociar.org/blog/o-que-e-sucesso-do-cliente/


Fonte consultada: https://mereo.com/blog/gestao-do-tempo-e-produtividade/



Autor: Mateus Pena, Jornalista graduado pelo Uni-BH. Registro Profissional nº 0021831-0/MG