• Redator Ibx

A Concorrência te assusta? Entenda como se diferenciar no mercado

Atualizado: há 2 dias

Analisar o cenário competidor, prever as tendências e antecipar os cenários definirão o sucesso de uma empresa, tornando-a muito mais eficiente em suas ações.


Ao pesquisar e compreender sobre o mercado competitivo torna-se inenarrável a importância do estudo perante os seus concorrentes. Nesse sentido, é essencial nos questionar: Como se posicionar diante de seus concorrentes? Conhecer o perfil daqueles que atuam no mesmo ramo que você facilita a identificação de falhas nas estratégias do negócio. Isto é, tomar como base Instituições de sucesso no ramo ou mesmo evitar agir como aquelas que se veem em uma situação ruim.


O que considerar diante dessa situação?


É de suma importância a análise micro ambiental da empresa, essa é composta pelas forças e agentes que estão próximos a organização e alteram sua capacidade competitiva. O microambiente é dividido, para maior aprofundamento de estudo, entre variáveis internas, que são “controláveis” e externas, que não são “controláveis”, de modo que ambas afetam a maneira como uma empresa se posiciona diante do mercado. Assim, esse estudo é feito a fim de alcançar benefícios diante de seu concorrente, averiguando o mercado no qual ela está inserida (clientes, concorrentes e parceiros) e relacionando com a situação da organização. Esse estudo mercadológico possibilitará uma melhor tomada de decisões frente à circunstância, pois afinal, serão analisadas possíveis oportunidades e ameaças à empresa.

Dessa forma, os concorrentes são classificados com o intuito de gerar uma melhor interpretação e tomada de decisão. Há, inserido nesse contexto, a concorrência direta e indireta:


-Concorrência direta: produtos ou serviços iguais que exploram o mesmo nicho de mercado. Um exemplo, a fim de ilustrar a situação, é a Coca-Cola e a Pepsi, uma vez que são empresas que oferecem produtos semelhantes, com um preço parecido e disputam diretamente o mercado.


-Concorrência indireta: produtos ou serviços diferentes, porém possuem mesmo nicho de mercado alvo. Para um melhor entendimento, essa situação deve ser analisada na realidade como no caso da Coca-Cola e do suco Vale, pois apesar das empresas oferecerem produtos diferentes, são substitutos. Logo, a demanda por algo para beber, por parte do cliente, poderia ser suprida pelos dois produtos.


Diante dessa classificação serão tomadas deliberações de forma a como lidar com cada tipo de concorrência. No caso da concorrência direta é necessário principalmente que se busque diferenciação e investimento no produto, já no outro modelo, concorrência indireta, é necessário que se sejam realizadas providências como divulgação e atendimento diferenciado a fim de que o comprador passe a preferir o produto produzido pela sua Instituição, e não o produto do adversário.


Torna-se evidente a importância de se considerar a forma como a empresa irá se conduzir diante do ambiente competitivo. Dentro dessas circunstâncias são estudadas estratégias, sendo elas: buscar um novo nicho e se tornar inovadora ou explorar áreas mais maduras do mercado e buscar diferenciais, dentre eles: preço, praticidade ou até mesmo uma boa localização.


Portanto, procure ter sempre em mente estratégias e buscar distinguir-se de maneira positiva diante as organizações com mesmo público alvo, ou seja, seus concorrentes, a fim de entregar ao cliente algo de valor. Afinal, com o desenvolvimento do nicho explorado, há uma tendência de aumento da oferta e maior elasticidade da curva de demanda, ou seja, o público alvo se tornará mais sensível a preços e a mudanças de mercado.


Para saber mais a fundo sobre seus concorrentes e desenvolver ações estratégicas baseadas em seu nicho de mercado, entre em contato conosco!




João Vitor Murta

Consultor de Marketing



Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

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