• Redator Ibx

5 estratégias indispensáveis para sua empresa em 2019.


Para garantir os melhores resultados em 2019, é preciso que a sua empresa saiba adotar estratégias que permitam identificar o momento vivido pela sua marca, definir metas e objetivos compatíveis com a atual situação do mercado e capacitar sua equipe para que ela chegue lá.

Quem tem acompanhado o status da economia nacional, sabe bem que apesar da lenta melhora e recuperação da crise, temos ainda muito chão pela frente. Um claro sinal disso é a redução das expectativas de crescimento da economia para 2019.


Mais do que apontar para os perigos de uma nova crise, o que esses dados indicam é que será necessário redobrar esforços e investir em planejamento, criando oportunidades de negócios que mantenham o ritmo de crescimento da sua empresa.


A seguir você confere 5 estratégias essenciais para garantir a eficiência da sua equipe e o sucesso do seu negócio:



#1. Análise interna:

Antes de se lançar à arena e começar a batalhar por resultados, é preciso que a sua equipe tire um momento para contemplar tudo o que foi realizado ao longo de 2018. Esse é a hora ideal para identificar e apresentar à equipe quais foram as metas estabelecidas no início do ano anterior que foram, ou não, alcançadas - e quais as razões por trás disso.


Uma análise detalhada dos desafios e novas oportunidades encontradas no período anterior serão decisivos para determinar as metas e objetivos do novo ano, fornecendo um primeiro embasamento para o seu planejamento estratégico.


Da mesma forma, é preciso realizar o balanço financeiro do ano anterior, de forma a entender com clareza qual é o momento vivido pela sua empresa. Deve-se averiguar o prejuízo ou lucro obtidos em 2018, entender as razões que levaram a empresa à esse resultado e a partir daí determinar se 2019 será uma ano de maior contenção de despesas visando o reequilíbrio das contas ou se este será um ano para investimento em novos

mercados e oportunidades.


De qualquer forma, esse primeiro diagnóstico permitirá que toda a equipe esteja na mesma página quanto à situação atual da empresa e possa assim contribuir para o seu crescimento.



#2. Investigar o seu mercado:

Conhecer o comportamento do seu público-alvo é essencial para garantir que a sua marca consiga se comunicar e atingir esse público com eficiência. A sua empresa certamente já realizou um mapeamento anterior dos padrões de consumo do público visado, mas é sempre bom lembrar que nada nesta vida é estático!


Por isso, para iniciar o novo ano com o pé direito, a sua empresa deve buscar se reconectar a esse público, entendendo a sua evolução ao longo de 2018, identificando novas tendências de consumo e se preparando para atender às novas expectativas destes potenciais clientes em 2019.


A ferramenta ideal para obter esses dados é a pesquisa de mercado. É possível ainda ir além, e utilizar a pesquisa de mercado para verificar a reputação da sua marca junto ao seu público alvo. Os dados extraídos dessa pesquisa darão o tom das ações de marketing para o ano.


Outra possibilidade é utilizar a pesquisa de mercado para conhecer melhor os serviços e produtos oferecidos pelos seus concorrentes na região. Preços praticados, diferenciais oferecidos e boas práticas dos seus concorrentes devem ser conhecidas pela sua equipe para que, assim, ela possa atualizar o seu discurso de vendas, aumentando a competitividade da sua empresa.



#3. Elaborar um plano de marketing:

Um plano de marketing deve levar em consideração os objetivos e metas de vendas que sua empresa pretende atingir no período, assim como as tendências no mercado em que ela atua. Trata-se de definir quais estratégias serão postas em prática para permitir à sua marca navegar neste mercado de forma segura, atraindo novos leads, aumentando sua taxa de conversão e fidelizando estes novos clientes.


Em tempos de alta conectividade, é preciso que sua empresa esteja atenta às interações dos consumidores com a marca em ambientes virtuais, como blogs e redes sociais. Investir em Marketing Digital é uma boa forma de alavancar a reputação da sua marca, garantindo que ela seja vista e auxiliando no estabelecimento de uma relação de longo prazo com atuais e potenciais clientes.



#4. Capacitar o seu time:

Obter melhores resultados em 2019 passa, necessariamente, por investir em sua equipe de vendas. É preciso garantir que todos os colaboradores conheçam a fundo os produtos e serviços oferecidos pela sua marca, que dominem técnicas de vendas e sejam sempre motivados a ir além das metas propostas.


Por isso, nada melhor do que aproveitar o início do ano para investir em capacitações e workshops que possam dar novo ânimo à equipe, reforçando a qualidade dos serviços prestados. Acredite, o seu cliente vai sentir a diferença no atendimento recebido!



#5. Otimizar processos:

Garantir que os processos internos da sua empresa sejam simples e automatizados é a melhor forma de evitar erros, economizar tempo e assegurar a eficiência da sua equipe. Umas das ferramentas mais utilizadas para a otimização de processos são os softwares de automação gerencial, do tipo ERP.


Um software ERP permite controlar em uma única plataforma todos os principais processos da sua empresa, como controle financeiro, reposição de estoques, vendas e fluxo de caixa. Além de evitar que a sua equipe perca tempo com o preenchimento de diversas planilhas, o ERP garante que os dados utilizados estarão sempre atualizados em tempo real. Dessa forma, todo o processo de tomada de decisões se torna muito mais seguro, embasado e eficaz.



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