• Redator Ibx

5 erros na hora de empreender que você deve evitar!

Atualizado: Jul 3


Saber quais os erros de empreendedores mais cometidos é algo que irá definir sua capacidade de evitá-los em sua própria jornada!

Afinal de contas, não é apenas com os nossos próprios erros que podemos aprender, certo? É para isso que os exemplos servem, como algo que nos guia dentro das tentativas e erros.

Claro que empreender nunca será a tarefa mais fácil e algumas coisas serão bem específicas em cada atuação.

Mas, de maneira geral existem padrões negativos a serem evitados. Por meio dos ensinamentos de terceiros em nosso próprio planejamento!

Então, se você quer criar um negócio com grande potencial de crescimento, continue lendo e descubra se posicionar de forma mais estratégica.



Os Maiores Erros De Empreendedores Que Impedem Seu Sucesso!

Empreender significa "decidir realizar", "tentar", "realizar" e "pôr em execução" tarefas trabalhosas e difíceis.

Por isso, não existe uma fórmula mágica para fazer um negócio dar certo. É preciso se planejar muito bem considerando diversos fatores como:

● Oscilações de mercado;

Economia nacional e mundial;

Público-alvo;

Ações estratégicas.

Basicamente, todo negócio precisa de um planejamento adequado e queremos mostrar como fazer o seu evitando os erros de empreendedores que mais são cometidos.

Abaixo criamos uma lista especial com cada um deles e como eles podem afetar o seu sucesso, confira!

1. Falta de organização financeira:

A gestão financeira é um assunto muito importante e ao mesmo tempo bastante negligenciado pelos empreendedores ao não:

● Controlarem as contas a receber e pagar;

Fluxo de caixa do negócio;

● Separarem contas pessoais das da empresa.

Isso acontece principalmente quando o negócio ainda é bastante pequeno, a maioria não faz um acompanhamento preciso e bem detalhado, o que reflete lá no futuro!

Não controlar o financeiro é um dos piores erros de empreendedores. Uma vez que, isso acarreta inúmeros problemas e o principal deles é a falta de capital de giro.

Algo que acontece, por exemplo, quando não sabemos o quanto temos a receber ou quais são os gastos que a empresa possui.

O grande problema é que toda decisão a ser tomada na empresa, deve considerar a sua saúde financeira. Mas, será que você sabe como ela está?

Misturar as contas torna isso ainda mais perigoso, pois, diversas vezes o dono retira um valor que deveria ser destinado a investimentos.

Ou seja, em ações, campanhas e estratégias de crescimento. A melhor forma de solucionar isso é com um salário fixo ou honorários.

Bem como, com a criação de uma conta empresarial que pode até mesmo ser MEI, dependendo do tamanho do seu negócio!


Organize já o financeiro da sua empresa, não perca tempo! Clique no botão e baixe nossa planilha gratuita de Fluxo de Caixa!


2. A precificação é um dos erros dos empreendedores:

Todo produto ou serviço oferecido por um empreendedor em seu negócio, possui um custo de produção que pode ser fixo ou variável.

Mas, que mesmo no segundo caso costuma ter uma média. Em cima disso deve ser considerado ainda a margem de lucro antes da comercialização.

Afinal de contas, é essa margem que irá garantir que o negócio tenha lucro suficiente para investir no seu desenvolvimento!

No entanto, um dos maiores erros dos empreendedores é tentar colocar uma margem de lucro bastante elevada e com isso, encarecer suas vendas.

O que faz não apenas com que o negócio tenha o capital de giro reduzido pela baixa quantidade de compras, como chegar até mesmo à falência!

Portanto, é importante aprender a calcular de maneira correta considerando ganhar mais no todo. Ao invés de tentar "enriquecer" em apenas uma venda.

3. Falta de formalização:

Outro dos erros de empreendedores mais comuns é não buscar a formalização de seu negócio, através da criação de um CPNJ.

Muitos começam a ver o negócio crescer e tentam burlar o sistema. Com isso, sua atuação passa a ser ilegal já que não se torna um contribuinte e paga os devidos impostos.

Essa ilegalidade faz com que a empresa não tenha seus direitos jurídicos e fiscais asseguradas e pode levar a:

● Problemas legais com a Receita Federal;

● Uma empresa considera não confiável pelo público;

● Demonstração da falta de profissionalismo;

● Não poder emitir notas fiscais para PJ ou PF.

Além disso, existem duas grandes problemáticas que quero destacar que é não poder contratar funcionários, o que dificulta o crescimento do negócio.

Já a outra, é a impossibilidade de fazer operações bancárias como PJ. O que nos leva ao erro já mencionado de misturar as contas pessoais e empresariais!

4. Erros de empreendedores no marketing:

Hoje a internet é uma das ferramentas que mais fomenta o crescimento de diversos negócios, principalmente aqueles de pequeno porte ou iniciais.

Isso porque ela é capaz de trazer destaque e visibilidade a elas! Mesmo assim, muitos empreendedores não investem no marketing digital para promover seus:

● Produtos;

● Serviços.

No entanto, é através da internet que hoje a maior parte da população faz compras ou ao menos busca por uma solução para seus desejos e problemáticas.

Com isso, é importantíssimo investir em campanhas e outras estratégias de divulgação inovadoras que irão atrair seu público-alvo até você.

5. Má gestão no controle de estoque:

Por fim, temos um dos maiores erros ao empreender que acontece quando o empreendedor não cuida do estoque do negócio e isso pode levar a:

● Escassez ou excessos que causam perdas financeiras;

● Baixa no capital de giro afetando o fluxo de caixa.

O estoque é um dos setores responsáveis pela lucratividade da empresa e não o controlar de maneira adequada caracteriza em perdas financeiras graves.

Afinal de contas, ocorrem desperdícios de produtos, principalmente para aqueles com validade. Enquanto outros ficam parados e esquecidos, o que também é uma perda!


Quer ajuda para identificar os gargalos da sua empresa? Através da reunião de análise nossa equipe te ajudará a mapear os problemas do seu negócio e quais as possíveis soluções para saná-los.

Conclusão

Vimos ao longo deste artigo, quais são os maiores erros de empreendedores que podem atrapalhar o crescimento de uma empresa.

sorte, boa parte deles podem ser resolvidos de uma única forma. Através da implementação de bons softwares de gestão, como o ERP.

Mais conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial que permite ao empreendedor controlar diversos setores de seu empreendimento.

Sempre de forma organizada e otimizada, para não atrapalhar sua produtividade. Já que ela é essencial para a rotina e na manutenção do planejamento estratégico!



Escrito por Gestão Click


Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo