- Redator Ibx
4P’s do Marketing: os quatro pilares básicos de uma estratégia de vendas
Atualizado: 7 de Out de 2020

Apesar de ser um termo muito utilizado atualmente, a maioria das pessoas ainda fica em dúvida quando questionada sobre o que é marketing. Com o avanço da tecnologia e a evolução do marketing digital, a quantidade de estratégias criadas pelas empresas a fim de promover o seu produto se multiplicaram e foram ficando cada vez mais elaboradas, ampliando o campo de estudos e criando novos conceitos por trás dessas estratégias.
Os 4P’s do Marketing, ou também conhecidos como o Mix de Marketing, são os quatro pilares básicos de qualquer técnica de marketing, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Mas, afinal, o que é marketing?
Marketing é todo o conjunto de atividades, estratégias, instituições e processos para criar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral. Ou seja, fazer marketing é agregar todas as funções que fazem com que um produto ou serviço oferecido por uma empresa possa ser adquirido pelo consumidor. Dessa forma, tem-se como objetivo vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade, gerenciar uma marca, construir boas relações, educar o mercado e motivar colaboradores.
O marketing tem um papel muito importante no sucesso da sua empresa. Precisa de ajuda para estruturá-lo de forma eficiente? Marque uma reunião diagnóstica gratuita e nós te ajudamos!
Agora que esclarecemos a definição de marketing e tudo aquilo que ela abrange, podemos começar a falar dos 4 P’s citados anteriormente e detalhar melhor qual a função de cada um.
4 P’s do Marketing:
O Mix de Marketing se trata de uma ferramenta que auxilia a prática das estratégias de marketing determinadas anteriormente por um empreendimento. Envolvem variáveis que podem ser controladas e utilizadas como forma de influir a resposta do consumidor diante de sua marca. Quando estes quatro aspectos andam em conjunto, garantem a conquista do seu público-alvo e a eficácia na implementação de suas estratégias.
1 - Produto
É válido ressaltar que, apesar do nome ser Produto, esse pilar também inclui os serviços oferecidos por um negócio. Ele serve para que a equipe entenda e defina quais os atributos e características do que é oferecido pela empresa. É basicamente o que a empresa tem a oferecer e o que está relacionado com seu produto/serviço.
Algumas perguntas devem servir de base para a elaboração do produto, sendo elas:
Quais os desejos/necessidades do cliente esse produto satisfaz? O que ele precisa ter para satisfazê-las?
Quais devem ser os diferenciais do meu produto/serviço para chamar atenção?
Como e em quais circunstâncias o cliente vai usá-lo?
Como é o design do produto?
Como é o ciclo de vida do mesmo?
Todas as respostas das perguntas anteriores são parte do P de produto, ou seja, conseguindo respondê-las com clareza esse pilar estará alinhado com as expectativas da empresa.
2 - Preço
Esse pode ser considerado, por alguns, o “P” mais importante do Mix de Marketing, uma vez que está diretamente ligado ao retorno financeiro que a empresa obterá com a solução proposta por ela, e com a sobrevivência do negócio.
O preço é o valor que o cliente está disposto a pagar pelo que você está propondo para ele por meio do seu produto. Por essa ser a única ferramenta que gera receita para a empresa dentro do composto de marketing, ela deve ser bem estudada e pensada antes de ser lançada no mercado, lembrando sempre que o preço precisa cobrir os custos de produção e se encaixar em uma média para o mercado no qual está inserido, além de, claro, gerar lucro.
Neste pilar, algumas perguntas também devem ser respondidas:
Qual o valor do produto/serviço para o comprador?
Quais as faixas de preço para produtos e serviços em cada área de distribuição?
Quanto o cliente está disposto a pagar pelo o que você oferece?
Como seu preço está diante ao de seus competidores?
3 - Praça
Talvez o nome desse pilar não seja tão autoexplicativo quanto os outros, mas ele consiste, basicamente, na forma, no canal de comunicação ou o local pelo qual o cliente chega até você e aos seus produtos/serviços. Ao contrário de como era antigamente, a praça hoje não se resume apenas a um local ou a ambientes físicos, ela inclui também os sites e as páginas online em que podemos adquirir algo ou usufruir de algum serviço.
A melhor pergunta para esse pilar é: Onde seu público geralmente procura pelos seus produtos e serviços?
Sabendo respondê-la, vai ser mais fácil definir qual é sua praça e como sua empresa deve estar disponível para seus clientes.
4 - Promoção
Ao contrário das promoções que vemos em shoppings ou lojas comerciais relacionadas à liquidação, esse pilar se relaciona com o sentido de promover a sua marca, fazer com que a estratégia utilizada de marketing chegue até a pessoa certa. Ele envolve todas as ações relacionadas à divulgação e comunicação do seu produto até o público-alvo.
Algumas questões importantes a serem respondidas na elaboração desse “P” são:
Quais canais os seus clientes costumam acessar para procurar pelo seu produto/serviço?
De qual forma os seus concorrentes se posicionam diante do mercado?
Qual mensagem você deseja passar X Qual mensagem é mais efetiva?
O seu produto/serviço é sazonal? Como se aproveitar disso?
Conclusão
O estudo dos 4P’s do Marketing são grandes auxiliares para o entendimento do seu negócio e para a construção de uma proposta de valor adequada para o seu público. Além disso, o Mix do Marketing é uma peça chave para uma tomada de decisões mais assertivas e o sucesso da sua empresa.
Lorena Miranda
Consultora de Projetos