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Dos 4P's aos 4C's do Marketing

Atualizado: 10 de Dez de 2019

Como uma das principais formas utilizadas para analisar diversas estratégias de forma resumida, os 4P’s do Marketing se configuram como um conjunto de ferramentas analíticas utilizado para examinar todos os recursos que podem impactar no marketing da empresa.

Apesar de ser uma ferramenta extremamente consolidada no mercado, com a revolução do marketing digital e a constante necessidade de adaptação das estratégias foi criada uma segunda versão dos 4P’s: os 4C’s do marketing.


Nesse artigo você vai conferir o que são os 4C’s do Marketing e, principalmente, como essa ferramenta está diretamente ligada aos 4P’s.

Os 4P’s do Marketing


Provavelmente, você já deve ter ouvido falar dos 4P’s do Marketing de McCarthy, teoria baseada nos elementos produto, preço, praça e promoção. Cada um desses elementos consiste em uma importante ferramenta de análise acerca de aspectos específicos.


Caso você ainda não saiba o que são os 4P’s e se interesse sobre o assunto vale a pena conferir nosso artigo exclusivo sobre essa ferramenta clicando aqui.

Os 4C’s do Marketing: a adaptação dos 4P’s


Esse novo método de análise foi criado em 1990 por Robert Lauterborn com o objetivo de ter a visão do cliente sobre a imagem da empresa. Nesse sentido, ele tem a função de possibilitar uma avaliação de todos os recursos utilizados pela empresa que podem impactar nas estratégias de marketing adotadas, visando uma compreensão geral e, ao mesmo tempo, específica acerca de quatro pontos chave.


Assim como ocorre com os 4P’s, cada um dos C’s abordados será referente à um aspecto específico. A diferença principal entre os dois métodos é como esses pontos são analisados.


Nos 4C’s do Marketing será priorizada a visão que o cliente tem sobre cada aspecto. Veja a seguir quais são esses 4C’s e qual a sua relação com os 4P’S do marketing.


Clientes:


Depois da criação dos 4C’s do marketing, o foco que antes era no produto deu lugar ao foco no cliente. As empresas com essa nova estratégia estão entendendo a necessidade de compreender mais a fundo o seu público alvo. Afinal, é ele quem toma a decisão de comprar ou não o produto ofertado.


Custo:


O custo surge para suceder o preço, que agora é apenas um pequeno segmento do custo global de compra de um produto para o consumidor. O custo inclui fatores como o tempo que o cliente leva para chegar ao local para efetuar a compra, por exemplo.


Conveniência:


É possível conectar esse aspecto ao P de praça, apesar de serem elementos distintos. Entende-se como o conceito original de praça um lugar físico, enquanto a conveniência depende da adaptação de acordo com a preferência do seu cliente. No contexto atual tem sido observado um grande crescimento no mercado digital, onde muitos podem comprar no conforto de suas casas e sem a necessidade de deslocamento, ponto abordado diretamente pela conveniência.


Comunicação:


Por fim, a comunicação se sobrepõe à promoção. Aqui entende-se que a maneira como você se relaciona com os seus clientes é primordial e, principalmente, mais importante que a simples divulgação do seu produto. É necessário investir em propagandas que vão ampliar a conexão e a aproximação entre a marca e seus clientes.


Pode-se observar, então, que dependendo do ramo que a empresa se encontra é interessante se adaptar ao mundo digital, aos novos perfis e à preferência dos clientes. Ao aplicar os 4C’s do marketing é importante sempre colocar o cliente em primeiro lugar e manter uma comunicação com ele durante todo o processo. Quer aplicar os 4C's à sua realidade? Entre em contato conosco e marque uma reunião diagnóstica!


Gabriela Carvalho

Consultora de Projetos